sexta-feira, 6 de junho de 2008

NORMAN LANCE


Norman Lance é escritor e tem 28 anos. Concedeu esta entrevista ao blog Sociedade Mutuante em 06/06/2008.


QUAL VERTENTE ARTÍSTICA SEGUE? ALÉM DESTE SEGMENTO, HÁ OUTRAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS QUE GOSTARIA DE EXPERIMENTAR?
Atualmente estou trabalhando prosa de ficção, mais com preocupação narrativa do que qualquer outra coisa. Anteriormente era obcecado com poesia, só me importava trabalhar no nível fonético do texto, nesse período escrevi Enleio o Vagar e Experimental, ambas prosas poéticas bem “experimentais”. Tem trechos dele no meu blog, www.blogdasemana.blogspot.com


POSSUI TRABALHOS PUBLICADOS? QUAIS?
Contos, 2003, que assino como Leon Carmine, Enleio o Vagar, e-book, e Conexões, 2007, todos independentes. Livros populares: Conexões séries 1 e 2; e edito vários livretos pela Livraria Expressa, Recife. Tenho também poemas e contos publicados em revistas do Reino Unido.


QUANDO COMEÇOU A SE ENVOLVER COM ARTE?
Com literatura desde os 11 anos, quando meu pai comprou um livro de um menino de 8 anos e eu, com inveja e ódio, por saber ser capaz de fazer melhor, comecei a escrever. Depois virou obsessão, hoje não sei mais o que é.


INFLUÊNCIAS E/OU PREDILEÇÕES?
Antes, muitos poetas (Gonçalves Dias, Cruz e Souza, Baudelaire, Byron, Bocage, Shakespeare, Keats, Augusto dos Anjos, Qorpo Santo...), os clássicos (Dostoievski, Oscar Wilde, Goethe...) E grandes autores brasileiros que nunca figuraram no “cânon” da literatura, Rogaciano Leite, José Pacheco, Patativa do Assaré... e os grandes clássicos da Índia, Puranas, Mahabarata, Bhagavad Gita, textos Mahaianas... HQ e RPG são também uma referência consciente e in. Fizeram parte da minha infância e adolescência, e só não estão tão presentes hoje pela queda da qualidade dos HQ e alta dos preços. Will Eisner, Alan Moore e até Neil Gaiman têm obras excepcionais. Tanto RPG quanto HQ colocam a imaginação em um nível que a literatura não concebe, são expressões mais livres que a lit., sem dúvida.


UM MOMENTO MARCANTE EM SUA TRAJETÓRIA?
Lançar o primeiro livro, Contos, e o último, Conexões.


QUAL É A SUA FORMAÇÃO? EM QUE MEDIDA ESTA INFLUENCIOU SUA TRAJETÓRIA ARTÍSTICA?
Graduação em Geografia com iniciação científica em arqueologia, pesquisa em pós sobre cordel a uni. de Bristol, Inglaterra; me influenciaram as bibliotecas da usp e de bristol, que são muito boas.


CONTE-NOS COBRE SUA EXPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO DA PRIMEIRA BIBLIOTECA DIGITAL DA CULTURA E ARTE DO SRI LANKA.
Pouco antes me mudar pro Sri Lanka, só sabia que era um lugar na Ásia. Mudando para lá, com muito tempo livre, e vendo nos ônibus um povo similar aos repentistas cantando por esmolas (e eles também usavam pandeiros como acompanhamento), pensei em fazer algo, lá, que eu planejava fazer só quando voltasse ao Brasil; montar uma biblioteca digital sobre literatura oral. O meu grande problema foi não falar as línguas nativas (cingalês e tamil), mas por ser uma ex-colonia inglesa, muita gente fala inglês. Foram muitos dias andando pra lá e pra cá falando com professores, adm. De museus, órgãos de cultura e muito pouco resultado. Depois finalmente encontrei um reitor de uma universidade de Colombo, a capital, que se dispôs a me ajudar, o que na prática não significou nada, pois continuei fazendo tudo sozinho, às cegas. No fim coletei algum material, com muito custo, e ouvi muito sobre o folclore do Sri Lanka através de um dos maiores pesquisadores de lá. Montei a estrutura da biblioteca digital e entreguei à universidade de Performance and Visual Arts, que recebeu uma verba para implementar essa biblioteca. Mas acredito que ainda hoje não está no ar. Mas valeu pela experiência.


QUAL É A PROPOSTA DO PROJETO DE RESGATE DA LITERATURA DE CORDEL E DO PROJETO TOTEM? COMO TEM SIDO A RECEPÇÃO DO PERIÓDICO “CORDEL NO MEIO DO MUNDO”?

RESGATE DA LITERATURA DE CORDEL teve início no começo de 2004 com o objetivo de levar o cordel à academia, em especial estimular pesquisas literárias sobre o assunto (que quase não existem). Gerou uns estudos, um grupo e meu convite para fazer um estudo na Inglaterra. Não consigo entender como ainda se estuda Gonçalves de Magalhães, Botelho de Oliveira, Santa Rita Durão .... enquanto poetas da envergadura de Rogaciano Leite, Jô Patriota, Zé Vicente da Paraíba, Ugolino Teixeira entre tantos outros são tacitamente ignorados através de argumentações débeis, preconceituosas e ultrapassadas. Se aos grandes cordelistas, repentistas e improvisadores fosse dada uma oportunidade, certamente Drummond, João Cabral, Manuel Bandeira... seriam apenas poetas, e não mitos.

O TOTEM tem o objetivo de unir autores independentes para formar um mercado com bons livros desse universo, uma alternativa à padronização e autos preços das livrarias e editoras. Por enquanto está parado, pois estou sem tempo e poucos autores ind. realmente se empenham em divulgar seus livros. Mas acho que algo assim ir acontecer logo. O Blog da Soc. Mutante é algo que mostra isso, pessoas dos mais diferentes cantos criando novas opções para se ler e comprar.

CORDEL NO MEIO DO MUNDO foi lançado em 20 de maio de 2008. Mais um livreto barato. Ele trata da cultura popular, cordel, poesia, mamulengo e tudo aquilo que é realmente cultura brasileira. A receptividade tem sido muito boa, estamos agora montando um sistema de vendas para fazer isso acontecer.

VEMOS DIFERENTES ESTILOS EM CADA UM DE SEUS TRÊS LIVROS PUBLICADOS. PODERIA APONTAR A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DE CADA PSEUDÔNIMO? COMO O LEITOR REAGE A ESTAS DIFERENÇAS DE ESTILO?
São realmente 3 estilos totalmente diferentes. No primeiro, Contos, trabalho, dentro das restrições do conto, temas absurdos, fantásticos, cruéis e ridículos, alguns mais introspectivos. No segundo, Enleio o Vagar, trabalho a palavra, construindo e desconstruindo suas formas e significados, tendo como pano de fundo mitologias esparsas pelo Brasil e muito referência a poetas que então me influenciavam. Conexões, pelo contrário, é um livro de um público mais amplo, cujo único propósito é o entretenimento. Ao escrevê-lo fui obrigado a trabalhar com a narração e montagem da estrutura do romance, do que pela poesia eu havia me afastado completamente. Conexões, que resolvi assinar como Norman Lance para fazer uma referência ao tema (ação, ficção) é de longe o que agrada mais o público, é muito dinâmico, a mensagem é clara é a trama, apesar de complexa, se desenvolve de forma fluente. Mais informações no www.blogdasemana.blogspot.com


QUAIS SÃO OS SEUS PLANOS E/OU PROJETOS FUTUROS?
Atualmente edito livretos da Livraria Expressa, que tem um preço popular (1,99) e espera-se que sejam lidos também, e principalmente, pelo povo (é mais barato que um cd). Estou escrevendo, há mais de um ano, sem muitas preocupações de acabar logo, um livro que mescla o que experimentei em poesia e em prosa, uma linguagem que tenta ser simples mas densa para uma narrativa com muitas conexões que se desvelam ao longo do livro. Mas é um livro sem prazo para terminar. Enquanto isso escrevo alguns livretos, como aqueles de uma linha baseada no meu livro Conexões e alguns artigos, pequenos textos literários.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pra mim esse foi simplesmenti o melhor livro que ja li tudo foi colocado dentro de 274 paginas muito bem feito eu-o recomendo a todos que gostam magia mtologia,etc
Agora so pesso que por favor lancem as quantinuidades de oculto desperto para o poder nao so como eu comprei esse e achei muuuuuito bom mesmo.
comprarei todos da coleçao que lançar