sexta-feira, 6 de junho de 2008

SYLVIA MARIA MARTELETO


Sylvia Maria Marteleto é filósofa, escritora e tem 24 anos. Concedeu esta entrevista ao blog Sociedade Mutuante em 29/05/2008.


QUAL VERTENTE ARTÍSTICA SEGUE? ALÉM DESTE SEGMENTO, HÁ OUTRAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS QUE GOSTARIA DE EXPERIMENTAR?
Atualmente, me dedico à literatura. Mas, já me dediquei muito à música (tenho até um CD caseiro gravado), já que sou também compositora. Gostaria de realizar projetos nas artes cênicas e trabalhar com curtas-metragem, como roteirista.


POSSUI TRABALHOS PUBLICADOS? QUAIS?
Sim. A respeito de livros, além de meu livro de contos “Contus Humanus”, participei da Antologia de Contos Fantásticos 14, da Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Das publicações impressas, tenho textos publicados no Jornal de Assis (SP), no periódico Cordel no Meio do Mundo (PE) e no extinto jornal O Flâneur (Departamento de filosofia da PUC-MG). No meio virtual, tenho minha coluna na revista Paralelo 30, em sites literários (Usina das Palavras, Recanto das Letras, Ver-o-Poema), no Jornal O Rebate e no Blog da Semana. Publico também resenhas variadas no site Shvoong. No âmbito acadêmico, tenho artigos publicados na Revista Exagium e no Portal da Filosofia.


QUANDO COMEÇOU A SE ENVOLVER COM ARTE?
Na música, comecei a tocar ao 12 anos e a compor aos 16 anos. Me envolvi com literatura por volta dos 16 anos.


PODERIA RELATAR DE FORMA SIMPLIFICADA UM DIVISOR DE ÁGUAS EM SUA CARREIRA?
O lançamento do meu livro foi, sem dúvida, o maior divisor de águas. Pois, creio que todo escritor se sente mais realizado quando consegue publicar algo efetivamente; e assim, se sente mais apto e independente para seguir na carreira literária. Não acho este tipo cobrança interna algo totalmente positivo, mas infelizmente, as coisas caminham deste modo.


INFLUÊNCIAS E/OU PREDILEÇÕES?
Tenho várias influências... mas no âmbito da literatura, minhas especialidades são Machado de Assis, Fernando Pessoa e Dorothy Parker.


UM MOMENTO MARCANTE EM SUA TRAJETÓRIA?
Sem dúvida, o lançamento do meu livro foi o momento mais marcante.


QUAL É A SUA FORMAÇÃO? EM QUE MEDIDA ESTA INFLUENCIOU SUA TRAJETÓRIA ARTÍSTICA?
Minha formação é em Filosofia. A filosofia está em todos os aspectos das minhas criações, pois acabo me orientando sempre pelas perguntas certas e pelo tecido implícito das coisas, mais que pelas respostas.


COMO É A SUA RELAÇÃO COM OS LEITORES DO SEU BLOG “INIMIGA DO POVO”? QUAL É A PROPOSTA DESTE BLOG?
A relação tem sido muito boa. Pois, percebo que os leitores que discordam do radicalismo e do sarcasmo embutido em boa parte das opiniões, gostam do meu estilo e são tão fiéis quanto os que concordam com a maioria das coisas que digo e apreciam o tom debochado que utilizo. Lá no blog tento ser versátil, mas dou ênfase sempre ao humor aliado à percepção. A proposta é de aliar a literatura com o senso crítico e o humor.


COMO SURGIU O BLOG SOCIEDADE MUTUANTE? QUAL É A PROPOSTA DESTA INICIATIVA?
A Sociedade Mutuante surgiu quando eu e o cartunista Luciano Nunes pensamos juntos na elaboração de um projeto virtual dedicado aos artistas anônimos e independentes, que sentem na carne as dificuldades de produção e divulgação de suas criações. A proposta do blog é a de ceder espaço e, principalmente respeito, a quem passa por dificuldades na criação de condições para desenvolver e divulgar suas produções.


QUAIS SÃO OS SEUS PLANOS FUTUROS?
Manter a inspiração por perto e continuar produzindo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Poxa Sylvia, fiquei impressionado com suas colaborações em outros suplementos literários. É isso aí! Continue sempre assim: escrevendo bastante. E deixo aqui minhas felicitações pelo excelente "mural" e pelo belo site "sociedade mutuante". Uma ótima iniciativa para aqueles à margem da literatura dominante.

um abraço,
Javert Denilson