domingo, 28 de março de 2010

DILCEU LÚCIO CARVALHO DIAS

Dilceu Lúcio Carvalho Dias é professor e poeta e tem 41 anos. Concedeu esta entrevista ao blog Sociedade Mutuante em 16 / 03 / 2010.


QUAL FOI O SEU PRIMEIRO CONTATO COM A ARTE?


Circo; como expectador e voraz consumidor de algodão doce; com os meus irmãos em Nanuque - MG, cidade onde nasci.


DESDE QUANDO ESCREVE POESIAS?


Escrevo, em pensamento, desde a barriga da minha mãe.


ALÉM DA POESIA, VOCÊ DESENVOLVE OUTROS TRABALHOS LITERÁRIOS (CONTOS, CRÔNICAS, ETC.) ?


Sim; contos, principalmente.


4) HÁ OUTRAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS QUE GOSTARIA DE EXPERIMENTAR?


Não. A literatura já é uma viagem e me basta; é meu vício e meu oráculo.


POSSUI OBRAS PUBLICADAS OU PRETENDE PUBLICAR?


Há anos, publiquei uma poesia intitulada “Plasma in Situ” no jornalzinho da geografia, e só. Pretendo, ainda, publicar vários livros; tenho extenso material.


QUAL É A SUA FORMAÇÃO?


Sou graduado em geografia pela UFMG.


EM QUE MEDIDA ESTA INFLUENCIA SUA APTIDÃO À ESCRITA ARTÍSTICA LITERÁRIA?


Tudo que escrevo passa pela geografia, desde a primeira letra até o ponto final.


INFLUÊNCIAS E/OU PREDILEÇÕES NO MEIO ARTÍSTICO?


Literatura, teatro, cinema, arquitetura, música, etc. Sou viciado em cinema brasileiro, em Barroco, em Milton Nascimento e em Vivaldi. Atualmente, não desgrudo do Murilo Mendes, do Ledo Ivo, da Adélia Prado e do Eduardo Galeano.


ATUALMENTE O QUE FAZ?


Leciono. Só geografia. Não tenho escolha.


QUAIS SÃO OS SEUS PLANOS FUTUROS?


Viver exclusivamente de literatura.


Nenhum comentário: