sexta-feira, 6 de junho de 2008

LUCIANO NUNES



Luciano Nunes é cartunista e tem 33 anos. Concedeu esta entrevista ao blog Sociedade Mutuante em 23 /05 /2008.


QUAL VERTENTE ARTÍSTICA SEGUE? ALÉM DESTE SEGMENTO, HÁ OUTRAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS QUE GOSTARIA DE EXPERIMENTAR?
Atualmente estou escrevendo mais do que produzindo desenhos. A música é uma vertente que me atrai muito, mas não estou pronto para ela como ela está para mim.


POSSUI TRABALHOS PUBLICADOS? QUAIS?
Alguns. A maioria de forma independente. Desde fanzines, box-zines, HQ’s, opúsculos, livretos artesanais, caixas de remédio literárias. Tiras e charges em pequenos jornais (estudantil e local). E também textos e desenhos em formato virtual.


QUANDO COMEÇOU A SE ENVOLVER COM ARTE?
É difícil datar com precisão, pois rabisco coisas desde criança. Acredito que este envolvimento me foi revelado com mais intensidade a partir de 2001.


PODERIA RELATAR DE FORMA SIMPLIFICADA UM DIVISOR DE ÁGUAS EM SUA CARREIRA?
Uma exposição coletiva de desenhos, junto à exposição "Do Tico-Tico a X-Man (mostra de gibis da Década de 40 até os anos 90)" do acervo da Gibiteca. Ocorrido no período de 12 a 30 de junho de 2001, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.

INFLUÊNCIAS E/OU PREDILEÇÕES?
Meu jardim de infância das artes aconteceu nos valiosos ensinamentos transmitidos pelo desenhista Daniel Azulay, no Programa “A Turma do Lambe-Lambe” (1984/86). Após este saudoso período, muitos traços continuaram me influenciando (ainda em formatos televisivos). Como os desenhos de David DePatie & Friz Freleng (A Pantera Cor-de-rosa), Charles Schulz (Charlie Brown, Snoopy e sua turma) e Matt Groening (Os Simpsons). Mais tarde essas predileções se materializaram em forma de tiras com os personagens junkies do cartunista Angeli (Wood & Stock, Rê Bordosa e Bob Cuspe), além das figuras bizarras do quadrinista Lourenço Mutarelli, atualmente estou sendo seduzido por alguns trabalhos do R. Crumb. Como a literatura pra mim ainda é uma novidade empírica, os autores que mais me chamam atenção sem sombra de dúvida é o escritor alemão radicado nos EUA, Charles Bukowski, seguido do psicólogo brasiliense, Ézio Flávio Bazzo.


UM MOMENTO MARCANTE EM SUA TRAJETÓRIA?
Ter participado do 3º Festival Internacional de Quadrinhos, em Belo Horizonte no ano de 2003.


QUAL É A SUA FORMAÇÃO? EM QUE MEDIDA ESTA INFLUENCIOU SUA TRAJETÓRIA ARTÍSTICA?
O aprendizado autodidata me influencia de diversas formas. Propondo-me a produzir algo espontâneo, e não enclausurado nos porões acadêmicos ditados de forma opressora.


COMO SE DEU A SUA TRANSIÇÃO DA CRIAÇÃO DE CARTOONS PARA O ÂMBITO DA LITERATURA? O QUE DESPERTOU O SEU INTERESSE PELA ÁREA DE ATUAÇÃO LITERÁRIA?
A transição se deu a partir da ânsia de expurgar sentimentos reprimidos em parâmetros textuais. Apenas os desenhos não estavam suprindo meus anseios. O interesse despertado ocorreu pela praticidade de se concluir um texto qualquer num período breve, ao contrário da concepção duma história desenhada, que demanda mais tempo, paciência, disciplina e dedicação. Vejo na escrita um exercício mais liberto e sincero.


COMO SURGIU O BLOG SOCIEDADE MUTUANTE? QUAL É A PROPOSTA DESTA INICIATIVA?
Surgiu de maneira póstuma. Em outubro de 2004, elaborei um projeto que tinha a idéia de iniciar uma ocupação cultural coletiva em espaços do não domínio público. Alguns artistas locais aderiram ao projeto, mas a participação não foi efetiva. O projeto adormeceu e ressurgiu três anos e meio depois, com uma nova roupagem. Aliando-se a novas temáticas. Assim criou-se um catálogo virtual onde figurassem apenas artistas com propostas em comum. Ou seja, a de produzir sem a finalidade de autopromoção como acontece na maioria dos circuitos fechados; e sim pelo desejo e prazer de expor ideais comuns em seguimentos artísticos diferentes.


QUAIS SÃO OS SEUS PLANOS FUTUROS?
Realizar novas parcerias, retomar alguns projetos antigos... Produzir, produzir e produzir.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, meu nobre Luciano Nunes. Eu também me inspirei no programa do Daniel Azulay. Porém, rascunhava apenas o que ele desenhava. E só. Lembro-me que desenhava (mais ou menos) a Chicória. Não tinha jeito para desenhos. É isso aí! Força Sempre!

Javert Denilson

Anônimo disse...

Que irado, meu! Cê curte Snoopy? Eu também. Os baixinhos com mentes de adultos. Irado! E aquele doido do Snoopy vestido de "ás" da Primeira Guerra Mundial. Irado! O Charlie Brow passa aperto com esse cachorro irado. E o Woodstock? Passarinho irado!

thanks very good!!!

Sr. Madisquáfi
(não tem nada a haver com Sasquáti)